terça-feira, novembro 16, 2010

Eu sei Aonde quero Chegar

Introdução: não podemos viver a vida sem objetivos. Precisamos buscar em Deus direção a fim de que não desperdicemos a nossa vida. Para isso, é fundamental termos metas. De certa forma, podemos dizer que metas são declarações de fé. Em 1 Coríntios 9:26, Paulo afirma que ele tinha metas. Ele vivia com objetivos e trabalhava em função deles.

Diante dessa afirmação, duas perguntas tornam-se necessárias. Primeira: Por que as metas são importantes? Segunda: O que é necessário para atingirmos nossas metas? Vamos então às respostas.

Por que as metas são importantes?

1. Porque as metas orientam o nosso esforçoquem não sabe aonde quer chegar, não vai a lugar algum. Quando não temos objetivos claros, podemos nos distrair com coisas sem importância ou mesmo ficar paralisados sem saber por que lutar. Quando traçamos objetivos e temos uma declaração de propósito definida, o nosso esforço é canalizado e temos um melhor aproveitamento.

2.
Porque as metas desafiam a nossa fé – quando temos alvos ousados diante de nós, damos oportunidade para que a nossa fé seja exercitada e fortalecida. Sem metas desafiadoras, vivemos num nível natural. Tudo o que é feito dentro das possibilidades, não nos desafia, e, por isso, retira de nós a oportunidade de elevarmos a nossa fé.

3.
Porque as metas nos levam a trabalhar melhor com o fator tempo - quando não temos prazo para atingirmos nossos objetivos, tendemos a ser lentos e frutificamos num nível muito inferior à nossa capacidade. Portanto, as metas nos levam a qualificar o nosso tempo. Elas não devem nos estressar, mas, seguramente, nos ensinam a não desperdiçar tempo.

O que é necessário para atingirmos nossas metas?

1. Manter os alvos o tempo todo diante dos nossos olhos – não podemos nos distrair com outras coisas e esquecer o que estamos buscando. É muito importante escrever as suas metas e todos os dias ler aquilo que você escreveu. Tendemos facilmente a nos esquecer dos pedidos que fizemos. Porém, quando temos metas claras, anotadas num caderno, e todos os dias revisamos os objetivos, certamente, os nossos alvos estarão bem vivos diante dos nossos olhos.

2.
Estabelecer estratégias (meios) para alcançar as metas – não basta saber “o que conquistar”, mas “como conquistar”. Peça a Deus criatividade e planejamento para conquistar os seus objetivos. Metas sem meios não passam de ilusão. Deus mostrará para você como os objetivos serão alcançados, e na sua diligência e perseverança os resultados virão.

3.
Estabelecer etapas que conduzam você à meta final – metas ousadas são conquistadas por etapas. É necessário dar um passo de cada vez, e cada passo deve ser dado com firmeza. Muitas pessoas, quando traçam alvos ousados, acabam desistindo porque querem tudo de uma vez. Se as metas forem escalonadas em submetas, cada degrau alcançado será uma vitória a ser comemorada.

4.
Trabalhar duro sem perder tempo – metas não são alcançadas sem esforço. Quanto maior for o objetivo, mais ele exigirá trabalho e disciplina. Temos que agir desde o primeiro momento em perseguição aos nossos alvos. Um dia de passividade pode significar o fracasso no final. Infelizmente, muitos confundem o descanso que temos em Deus com negligência. Provérbios 18.9 nos alerta: “Quem é negligente na sua obra já é irmão do desperdiçador”.

5.
Buscar a Deus em oração para que Ele nos capacite – nossa capacidade e unção vêm do Senhor. Jesus declarou em João 15:5 “Sem mim nada podeis fazer”. Paulo diz em 2 Coríntios 3:5 que a nossa suficiência vem de Deus e não de nós mesmos. Portanto, temos que regar o nosso esforço com muita oração e batalha espiritual, e o Deus Todo-Poderoso fará com que todas as nossas metas sejam alcançadas.

No amor de Jesus,

Laerte Cardoso


1 Coríntios 9:26

Nenhum comentário: