domingo, outubro 31, 2010

Sobre Aflições

Introdução: o estudo dessa semana tem como tema a aflição. Segundo o dicionário, aflição tem os seguintes significados: sofrimento causado por dor física ou moral, situação penosa; agonia; desalento, estado de tristeza e abatimento causado por desgosto, dificuldade; grande ansiedade ou preocupação; angústia. Muitas vezes, nós, filhos de Deus, enfrentamos momentos tão difíceis, nos sentimos oprimidos por situações e ficamos nos perguntando qual a razão de estarmos envolvidos por circunstâncias tão desagradáveis.

Êxodo 3.7-8 registra um diálogo entre Deus e o seu servo Moisés, que nos dá entendimento sobre essa questão. Vejamos, então, o que diz o

“Disse ainda o Senhor: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do Jebuzeu".

Assim sendo, façamos algumas considerações sobre o assinto:

1.
Deus conhece as nossas aflições – em primeiro lugar, segundo o texto, Deus conhece a s nossas aflições. Ele mesmo diz a Moisés que viu a aflição do seu povo e ouviu o seu clamor. Deus tem consciência das nossas aflições e toma as providências necessárias. Veja que Moisés, como libertador, era a resposta de Deus ao clamor do seu povo.

Deus não fica indiferente ao nosso sofrimento e clamor. Ele tem livramento para todos nós, uma resposta eficaz para o nosso clamor. O salmista afirma que “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra” (Salmo 34.19). Perceba que o texto diz que o Senhor livra o justo de todas as aflições, não somente de algumas, mas de todas.

2.
Deus socorre por causa da aliança – em segundo lugar, no meio das aflições, temos que nos lembrar que há uma aliança que nos une a Deus. Deus desceu para livrar o seu povo das mãos dos egípcios, porque tinha uma aliança com Abraão. O que outrora Ele prometera a Abraão, de fazer dele um grande povo e nação, não fora esquecido, e por isso socorreu o seu povo, por causa da aliança.

Do mesmo modo, todos nós que entregamos a nossa vida a Deus, por meio da fé em Cristo Jesus, também temos uma aliança, a qual podemos chamar de superior, pois foi celebrada no sangue do Cordeiro, que no calvário se entregou, e todos os que crêem no seu sacrifício e o recebe como Senhor e Salvador, entram nessa aliança. Essa aliança que nos salva, é a razão pela qual Deus nos socorre no tempo da aflição.

3. A aflição nos ensina – em terceiro lugar, as aflições que enfrentamos também trazem consigo um caráter pedagógico. Ainda que nos leve a enfrentar momentos desagradáveis, Deus usa as aflições para produzir o seu caráter em nós. No Salmo 119:71, o salmista diz: “Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos”. Perceba que o salmista, depois do tempo da aflição, reconhece que houve algo de proveitoso em tudo aquilo. Ele declara que o ensino de Deus foi assimilado, e os decretos do Senhor, agora, estavam impressos no seu caráter.

4.
Temos que suportar as aflições – em quarto lugar, as aflições também vêm sobre nós como um treinamento, a fim de que as nossas forças sejam aumentadas. Assim como o atleta que se exercita com o objetivo de vencer as dificuldades de uma competição, do mesmo modo, quando não corremos da luta, Deus nos capacita, aumentando a nossa força. Paulo ensina isso ao seu discípulo, Timóteo, alertando que ele deveria suportar as aflições, e não perder a sua sobriedade, o que o levaria a cumprir com o propósito para o qual havia sido chamado.

“Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério”. (2 Timóteo 4.5)

5. A aflição passa – em quinto lugar, temos que nos lembrar que as aflições são lugar de passagem, não lugar de permanência. Deus não chamou os seus filhos para viverem em aflição; a casa da aflição não é o lugar da nossa morada. Podemos dar Glória a Deus, porque se hoje estamos aflitos, sejamos fortes para permanecermos firmes, pois a aflição vai passar. Por isso em João 16:33, Jesus anima o coração dos discípulos com a seguinte declaração:

Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.

No amor de Jesus,

Laerte Cardoso


Êxodo 3:7-8

Um comentário:

Unknown disse...

Certamente, todos nós passamos por angústias, lutas e desentendimentos. Há pedras em nossos caminhos, mas se seguirmos os ensinamentos de deus com certeza sairemos vitoriosos. Muita paciência, sabedoria e força de vontade nos faz ir a diante e isso tudo só teremos estando com o coração voltado Deus. Somente Ele nos fortalece. "Tudo posso naquele que me fortalece"