terça-feira, dezembro 07, 2010

A Parte que Me Cabe

Introdução: a salvação de Deus é um projeto maravilhoso. Entretanto, quando somos alcançados pela sua graça, na verdade um caminho se apresenta diante de nós para ser percorrido. O Ap. Paulo ensina que a nossa salvação deve ser desenvolvida com temor e tremor (Fp 2:12), ou seja, se precisa ser desenvolvida, é porque ainda está em estado embrionário. Ainda que, no momento em que somos salvos, de fato somos, a vida que a salvação traduz não é somente resultado do direito que tenho, mas das posturas que assumo.

A salvação que Deus opera é perfeita. Hebreus 7:25 diz: “Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”. Porém, ainda que a obra divina em nós seja completa e perfeita, há uma parte que nos cabe, que faz com que a salvação que nos foi outorgada seja totalmente desenvolvida.

Esse é assunto dessa semana, a proposta desse estudo. Para melhor compreendermos esse tema, destacaremos alguns pontos importantes.

1. A nossa salvação deve cumprir com um objetivo – em primeiro lugar, Paulo diz no verso 12 “que ele prosseguia para conquistar aquilo para que também fora conquistado”. O apóstolo compreendia claramente que a sua salvação não era sem propósito, que ela deveria cumprir com um objetivo. Você sabe qual objetivo de Deus para sua vida? Deus quer que você seja perfeito. Deus quer que você vença as imperfeições, as picuinhas da alma, as limitações do ser, a fim de que toda a plenitude divina seja manifestada na sua vida. Deus não nos salvou para vivermos uma vida miserável, cheia de amarguras, de tristezas, com relacionamentos partidos, infantilizada. A salvação que Ele nos confere é perfeita!

2. É necessário auto-crítica – em segundo lugar, é necessário auto-crítica de nossa parte. Paulo diz no verso 13 que “ele não julgava ter alcançado”. Veja que o apóstolo julgava a si mesmo, fazia uma auto-avaliação. Isso é fundamental para podermos avançar. Temos que nos julgar e saber em que ponto nos encontramos. Como quem se coloca diante do espelho, temos que nos enxergar a fim de que a graça e a misericórdia divinas atuem em nosso favor. Quando reconhecemos as nossas limitações e nos quebrantamos, mais nos apoderamos da graça transformadora de Deus.

3. Eu tenho que fazer a parte que me cabe – mesmo sabendo que a promessa de Deus e a sua obra são completas, existe uma parte que me cabe, aquilo que Deus não vai fazer por mim.

a) Me desembaraçar do passado – Paulo fala no verso 13 que “ele esquecia as coisas que para trás ficavam”. Se desembaraçar do passado é função nossa. Infelizmente, muitas pessoas ficam presas no passado, estão sempre voltando a assuntos mal resolvidos, não conseguem vencer as mágoas, não perdoam, não se perdoam, e, por isso, não provam das novidades de Deus. É tarefa nossa aumentar o nosso nível de cura emocional, nos apresentando diariamente diante de Deus a fim de limparmos o nosso coração.

b) Avançar para as novidades de Deus – depois, Paulo fala, ainda no verso 13, que ele avançava para as coisas que estavam diante dele. Enquanto não nos desembaraçarmos do que passou, não poderemos avançar. Assim, entendemos que a vida de Deus estará sempre na frente de nós, diariamente ela é renovada. É necessário disposição da nossa parte para vencer o comodismo e, libertos do nosso passado, conquistar as novidades de Deus.

c) Tenho que prosseguir – outra tarefa que Deus não fará por nós, fica muito clara na declaração de Paulo no verso 14: “Prossigo para o alvo para o prêmio da soberana vocação de Deus, em Cristo Jesus”. Segundo o dicionário, prosseguir significa “ir em frente; seguir, continuar o que começou”. Temos que entender que nem tudo vem de uma vez, a perseverança é fundamental para ver a vida de Deus manifestada em nós. Infelizmente, muitos começam, mas nem todos terminam o que começaram. Que Deus abençoe a todos nós a fim de que cada um cumpra com a carreira que lhe foi proposta!

“Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio; melhor é o paciente do que o arrogante”. (Ec 7:8)

No amor de Jesus,

Laerte Cardoso


Filipenses 3:12-14

Nenhum comentário: