segunda-feira, janeiro 31, 2011

Firmes na Fé

Introdução: Daniel é um dos mais belos exemplos de caráter que encontramos na Bíblia. Ele foi um dos exilados de Judá, levado para a Babilônia, onde passou a maior parte da sua vida. Entretanto, mesmo longe da sua terra, tendo todas as oportunidades para se corromper, Daniel não abriu mão dos seus princípios, e se manteve firme fé.

Deus fez com que Daniel se destacasse, o seu sucesso o levou a ser um dos presidentes administrativos da Babilônia, e o rei já pensava colocá-lo como o principal, aquele que governaria a todos. Não tardou para que os adversários de Daniel fizessem um plano para derrubá-lo. Elaboraram um projeto que decretava pelo espaço de trinta dias petições exclusivamente ao rei. Durante esse período, ninguém poderia fazer nenhum pedido a deus nenhum, nem mesmo a nenhuma pessoa que não fosse o rei. Quem assim não procedesse, seria lançado na cova dos leões, como punição.

A intenção desse plano era pegar Daniel, pois sabiam que três vezes ao dia ele orava ao Deus de Israel (Dn 6:5 e 10). O rei, inocentemente, sem entender qual era a intenção do projeto, assinou o decreto. Quando soube que a nova lei já estava vigorando, Daniel não recuou, e conforme o seu costume entrou no quarto, onde havia janelas abertas na direção de Jerusalém e, de joelhos, orou.

Delatado pelos adversários, o rei se viu obrigado a executar a lei, mesmo contra a sua vontade, pois ele o admirava. Daniel era fiel e inocente, sua fé e confiança em Deus eram totais, sua consciência estava tranqüila. Sua firmeza o levou ao palácio, mas também o levou à cova dos leões. Todavia, tanto no palácio como na cova dos leões, sua conduta manteve-se inalterada.

No estudo dessa semana, veremos os resultados de sermos firmes na fé e permanecermos nos valores espirituais que recebemos de Deus.

1. Deus conduz o coração do rei na nossa firmeza – em primeiro lugar, a firmeza de Daniel fez com que o rei ficasse do seu lado. A postura do profeta despertou no rei Dario admiração e apresso por ele. Entenda isso, ainda que Dario tivesse assinado o decreto, ele só fez isso por não saber que Daniel seria prejudicado. Depois que os adversários de Daniel reivindicaram o cumprimento da lei, Dario tentou livrá-lo, e quando os seus recursos humanos se esgotaram, ele jejuou por Daniel (18). Quando a nossa fé e postura são firmes, o rei vai ficar do nosso lado, o patrão, o professor, os pais, todos serão conquistados por um testemunho correto que manifesta o caráter de Deus.

2. Deus fecha a boca dos leões na nossa firmeza – em segundo lugar, não importa os leões que teremos de enfrentar, pois sabemos pelo exemplo de Daniel, que Deus fechará a boca dos leões, pois a nossa firmeza é respaldada pela ação sobrenatural. O rei quis livrar Daniel, mas não conseguiu (14). Todavia, Deus o livrou e o salvou, e o próprio rei reconheceu isso (22 e 27). Quantas vezes esperamos que alguém faça algo por nós, porém, o livramento que precisamos não vem do homem, vem de Deus.

3. Deus é engrandecido na nossa firmeza – em terceiro lugar, no verso 26, a Bíblia diz que Dario ficou tão maravilhado com o milagre do livramento de Daniel, que fez um decreto declarando que todos os homens, em toda a extensão do seu reino, deveriam tremer e temer perante o seu Deus, reconhecendo que Ele é o Deus vivo. Isso é maravilhoso! A firmeza de Daniel proporcionou o engrandecimento de Deus. Que possamos receber essa graça, de sermos firmes na fé, de tal modo que o nosso testemunho de vida leve as pessoas a adorar ao Senhor.

4. Deus nos faz prosperar na nossa firmeza – em quarto lugar, o texto diz no verso 28, que depois de todos esses acontecimentos, Daniel prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro. Há um decreto de prosperidade, não somente a prosperidade material, mas a prosperidade da alma, sobre a vida daqueles que se mantém firmes na fé. Aqueles que não negociam os valores da Palavra de Deus e permanecem convictos, mesmo tendo de enfrentar a cova dos leões, serão prósperos em todos os aspectos da vida.

5. Deus transforma decretos na nossa firmeza – em último lugar, o verso 26 também nos revela que a nossa firmeza leva Deus a transformar decretos. Havia um decreto de morte e destruição contra Daniel, mas a sua firmeza fez com que um novo decreto fosse estabelecido. O que era morte se converteu em adoração e respeito. Portanto, mantenha-se firme na fé, não abandone os valores da Palavra de Deus, e, certamente, nenhum dano virá sobre a sua vida.

“... e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus”.
(Dn 6:23).


No amor de Jesus,

Laerte Cardoso


Daniel 6:25-28

Um comentário:

ksl disse...

estou acompanhando vc!

shalom.