segunda-feira, janeiro 03, 2011

A Segurança de Quem Segue

Introdução: nada pode ser mais fascinante nessa vida do que ser um seguidor de Jesus. Deus tem um projeto de vida eterna para cada ser humano, e esse projeto tem no seu Filho Jesus, o executor. Evidentemente, ainda que seja algo maravilhoso, sabemos muito bem que, ao mesmo tempo, não é uma tarefa das mais simples. Seguir o Mestre, exige do discípulo todo desprendimento e atenção. Em todo tempo estaremos aprendendo com o Senhor, e muitas vezes seremos surpreendidos com situações que Ele usará para nos ministrar. Todavia, os que aceitarem o desafio de segui-lo, serão por Ele guardados.

No estudo dessa semana, usaremos como base da nossa meditação, uma passagem bíblica muito conhecida. Jesus e seus discípulos navegavam no Mar da Galiléia, quando enfrentaram uma tempestade que varreu o barco onde estavam. Desesperados, os discípulos acordaram o Mestre, pedindo que lhes socorresse. Um grande milagre aconteceu e todos foram salvos. Esse episódio está repleto de ensinos, e alguns deles nós veremos nesse estudo.

1. Jesus entrou primeiro – em primeiro lugar, o texto nos informa que os discípulos entraram no barco, porque Jesus havia entrado primeiro. Essa informação é extremamente significativa, pois nos ensina que os que estão seguindo o Mestre, certamente, serão protegidos por Ele. Muitas vezes, somos tentados a agir sem direção de Deus. O inimigo nos incentiva a entrar em caminhos por conta própria. Quando assim fazemos, a responsabilidade será nossa, mas quando seguirmos uma direção de Deus, Ele se responsabilizará. Foi exatamente o que aconteceu; Jesus não permitiu que a embarcação afundasse.

2. Quem entra no barco está sujeito às tempestades – em segundo lugar, também fica claro nesse texto que seguir a Jesus não nos garante uma vida sem tempestades. Algumas pessoas pensam que por terem entregado a sua vida a Jesus, não enfrentarão dificuldades. Alguns acham que a vida com Deus será sempre tranqüila, sem batalha alguma, porém sabemos que, na prática, não é assim.

A própria Palavra de Deus nos mostra que estamos sujeitos a passar por aflições e angústias nessa vida. Todavia, a diferença é que não enfrentaremos as lutas solitariamente. O Senhor estará no nosso barco para nos guardar da destruição. Em 2 Coríntios 4:9, Paulo, na sua experiência, nos mostra o que acontece com os que confiam no Senhor e entram no barco: “perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos”.

3. Em certas situações, tudo o que sabemos não resolve – em terceiro lugar, compreendemos que a nossa experiência, em algumas situações da vida, pode até nos auxiliar. Entretanto, nem sempre será assim. Devemos nos lembrar que Jesus era um carpinteiro, não era um homem do mar. Naquele barco havia homens com muito mais experiência do que Ele, no que diz respeito à navegação.

Quando temos experiência em alguma área, geralmente passamos a confiar naquilo que conhecemos. Por já termos vivido situações semelhantes anteriormente, esperamos que as coisas se resolvam segundo o nosso conhecimento. Porém, nesse texto vemos que toda a experiência dos pescadores de nada adiantou. Nesse ponto, aprendemos que, mesmo tendo experiências acumuladas, a nossa confiança não pode estar firmada naquilo que conhecemos, mas Naquele que conhecemos!

4. Poder de reação – em quarto lugar, destacamos o poder de reação que devemos ter na hora da tempestade. Jesus chamou os seus discípulos de homens de pequena fé, pois, naquele momento, eles deveriam reagir repreendendo a tempestade que se levantara contra o barco. Foi exatamente o que o Mestre fez. Portanto, quando o “mar da vida” se empolar, e as altas ondas tentarem virar o nosso barco, não podemos nos desesperar, muito menos nos entregar. Tudo o que Jesus espera de nós é que nos levantemos com autoridade, e, cheios de fé, repreendamos as forças contrárias pelo poder do seu nome.

5. O sobrenatural – em quinto lugar, temos que considerar o sobrenatural de Deus. O que de fato maravilha o ser humano é a ação sobrenatural do Espírito Santo. Mateus 8:27 diz que os discípulos ficaram maravilhados com o que viram. Ao repreender os ventos e o mar, a Bíblia diz que "fez-se grande bonança". Os que se dispõem a seguir Jesus, certamente, verão milagres, serão visitados pelo sobrenatural de Deus e ficarão maravilhados. Além disso, assim como os discípulos, que um dia ficaram maravilhados com as realizações do Mestre, mas depois passaram a ser usados pelo próprio Mestre para maravilhar outras pessoas, do mesmo modo, seremos usados por Deus, para a sua glória, e muitos ficarão maravilhados pelos feitos de Deus por nosso intermédio.

No amor de Jesus,

Laerte Cardoso


Mateus 8:23-27

Nenhum comentário: