segunda-feira, janeiro 10, 2011

Qualidades da Fé

Introdução: é muito comum encontrarmos aqueles que se consideram pessoas de fé. Entretanto, ainda que muitos assim pensem a respeito de si mesmos, biblicamente, a fé apresenta qualidades que não podem ser desconsideradas. Olhando para a vida de Abraão, conhecido como pai da fé, encontramos aspectos importantes que estiveram presentes em sua vida, e que exemplificam muito bem o que é ter uma fé verdadeira.

Portanto, esta é a proposta do estudo dessa semana. A partir da história de Abraão, extrairmos ensinos importantes que alimentem a nossa fé.

1. Confiança – em primeiro lugar, consideremos a confiança. Diz a Bíblia que Abraão tinha 75 anos de idade quando Deus o visitou e lhe fez uma proposta de sair da sua terra e ir em direção a uma nova terra que ele nem mesmo sabia onde ficava (Gn 12:4). Imagine isso, Deus propôs a Abraão uma virada de mesa aos 75 anos, mas nada disso aconteceria sem que antes um preço fosse pago.

Ele teria que abandonar a sua segurança, e confiar totalmente na palavra de um Deus que ele estava apenas começando a conhecer. Muitos dizem que crêem, asseguram que são pessoas de fé. Todavia não conseguem confiar nas direções dadas por Deus. A confiança é um dos principais aspectos da fé. É simplesmente impossível alguém dizer que tem fé em Deus e não confiar naquilo que Ele diz.

2. Obediência – em segundo lugar, mas não menos importante, está a obediência. A confiança de Abraão foi demonstrada na sua obediência. Antes de sermos abençoados, teremos que obedecer. Diz o ditado que a obediência precede a bênção, sem ela a mão de Deus não se moverá. Diz o texto bíblico que após ouvir a voz de Deus, "partiu Abraão como o Senhor lhe ordenara" (Gn 12:4).

Quantas vezes os planos de Deus não se cumprem na vida do homem por falta da sua disposição em obedecê-lo. Infelizmente, muitos ficam questionando a direção dada pelo Senhor e dominados pela dúvida não fazem o que Ele espera. Não foi assim que Abraão procedeu, pelo contrário, ao ouvir a direção da parte do Senhor, ele logo procurou cumprir com o que Deus lhe ordenara.

3. Ousadia – em terceiro lugar, devemos considerar a ousadia que a fé deve produzir. Certamente, a decisão de Abraão não foi nada fácil. A confiança de Abraão foi demonstrada na sua obediência, mas a obediência foi expressada pela sua ousadia em abandonar 75 anos de história e entrar numa nova trajetória. Entendemos que a fé nos leva a agir e sabemos que ninguém aceita desafios se não for ousado, e, certamente, ninguém é ousado sem ter fé. A fé é o que nos leva à ação, a enfrentar os obstáculos naturais de qualquer grande projeto, que nos enche de ousadia – outra marcante característica da fé – e que nos move em direção a vitória.

4. Visão ampliada - em quarto lugar, também reconhecemos que a fé amplia a nossa visão. Enquanto Deus falava com Abraão, a fé foi ativada no seu coração e, mesmo distante fisicamente, ele já se via na terra que Deus estava lhe prometendo. Muitas pessoas, diante de desafios, só conseguem ver as dificuldades e as dores que terão que enfrentar.

Sem fé o nosso olhar será sempre pessimista, mas quando cremos, a nossa visão é ampliada e passamos a ver além das circunstâncias. É fundamental entendermos que as dores de um processo são circunstanciais. Elas não são definitivas, portanto os nossos olhos não podem ser postos nelas, mas na alegria da conquista, nos objetivos alcançados. Se conseguirmos antever os resultados, certamente, eles serão atingidos.

No amor de Jesus,

Laerte Cardoso


Gênesis 15:1-5

Nenhum comentário: