segunda-feira, janeiro 17, 2011

As Exigências de Refidim

Introdução: depois de Deus ter tirado o seu povo da escravidão do Egito, Moisés teve que liderar mais de 2 milhões de pessoas, conduzindo-as pelo deserto. Imagine a dimensão desse desafio. Deus havia prometido a Israel um novo território, uma terra nova lhes fora prometida, mas um deserto teria que ser vencido antes de chegarem ao objetivo. Eles caminhavam sob a liderança do profeta, e deveriam se mover profeticamente, compreendendo os sinais de Deus, a fim de não se perderem na jornada, mas, infelizmente, em muitos episódios eles fracassaram.

No estudo dessa semana, veremos uma dessas etapas. Em Refidim, o povo novamente se desesperou por falta de água, e a murmuração tomou conta. O resultado foi desastroso, pois além de atrasar todo o processo, ainda atraíram o ataque do adversário (Ex 17:8). Refidim é um cenário profético, e quando Deus nos coloca em cenários proféticos, temos que agir conforme as exigências dessas situações. Com o objetivo de não perdermos a bênção de Deus, vejamos nesse estudo o que faltou ao povo de Israel no episódio de Refidim.

1. Faltou visão - em primeiro lugar, faltou visão àquele povo. A falta de água os levou ao desespero, mas ainda que, a principio, não tivessem visto nenhuma fonte, a postura deles certamente seria outra se tivessem uma visão mais profunda. Deus os levou a um cenário profético, lugar onde a visão é mais do que necessária. Refidim é um local cheio de tamareiras, cada uma dessas árvores consome em média 50 litros de água por dia. Ou seja, eles estavam em cima de um manancial, o que não faltava ali era água, mas o que faltou foi visão.

Muitas pessoas entram em desespero não pela escassez, mas por falta de visão, por falta de percepção, por não entenderem que estão mais próximos da bênção do que imaginam. Elas acham que não tem, quando na verdade tem. Portanto, antes de reclamar, analise o cenário. Deus pode ter lhe colocado em cima daquilo que você mais quer, mas sem visão, você pode não perceber.

2. Faltou fé - em segundo lugar, a atitude da nação foi uma demonstração de total falta de fé. Confiança é um dos significados da palavra fé. A reação do povo, diante da falta de água, deixou claro que eles não confiavam na provisão divina. Jesus também passou pelo deserto, mas sabia que o Pai lhe daria tudo o que necessitasse. Ele não aceitou as propostas de satanás, porque confiava na provisão do Pai.

Quem tem fé não entra por rotas alternativas, pelo contrário, quem tem fé confia na direção que recebeu do Senhor. Jamais foi plano de Deus tirar o povo do Egito para morrer no deserto. Entretanto, esse foi o entendimento que eles tiveram do propósito do Senhor. O deserto seria somente um lugar de passagem, mas não o destino final da nação, mas faltou a confiança no projeto de Deus.

3. Faltou disposição - em terceiro lugar, temos que entender que disposição será sempre requisitada de nossa parte. Já vimos que Deus havia os colocado sobre um manancial de águas, mas para que pudessem usufruir da bênção, eles teriam que cavar. Você se lembra de Pedro, depois de uma noite inteira jogando as redes sem conseguir pegar peixe algum? Pois então, depois daquela noite de fracasso, Jesus lhe deu uma direção, mostrou pra ele aonde deveria lançar as redes. Veja que o Mestre deu uma direção, mas ele teve que lançar as redes. Sem disposição, a bênção não vem. Se não cavarmos poços, se não lançarmos as redes, não haverá resultado.

4. Faltou compromisso profético - em quarto lugar, entendemos que faltou compromisso profético para aquele povo. As tamareiras sobrevivem no deserto porque têm raízes profundas. As raízes das tamareiras buscam água nas profundezas. Isso nos mostra que aqueles que não têm raízes, também não têm compromisso com a promessa.

Se eu sei que Deus vai cuidar de mim, certamente eu me determino a permanecer. Eu crio raízes no Reino, com a convicção de que a água da vida que estou procurando será encontrada. Lamentavelmente, muitas pessoas, logo nos primeiros testes, desistem e procuram outras soluções. Não conseguem alimentar a profecia, não permanecem nutridos pela esperança, e, na falta do compromisso, desistem do caminho. Portanto, mantenha-se firme, crie raízes e desfrute das promessas de Deus.

No amor de Jesus,

Laerte Cardoso


Êxodo 17:1-7

Nenhum comentário: